Calvicie e Queda de Cabelo

Imprimir
PDF

Nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo. A calvície também ocorre em mulheres, porém, ao contrário dos homens nos quais a esmagadora maioria dos casos é decorrente da genética ou hormônios, no sexo feminino as causas são mais complexas. O tratamento mais utilizado é a intradermoterapia, além da utilização de medicamentos tópicos e/ou por via oral, dependendo da patologia da queda.

A causa principal para a queda de cabelo é genética, também conhecida como androgenia. Por volta de 50% das pessoas que têm pais calvos desenvolvem a calvície. Um fator importante para ocasionar a queda de cabelos é a grande quantidade do hormônio masculino Dihidrotestosterona agindo nos receptores do (DHT)  folículo piloso.

A grande quantidade de sebo no couro cabeludo também poderia ocasionar queda de cabelo, pois ele contém muita Dihidrotestosterona e ainda entope os poros causando má nutrição da raiz do cabelo. Outra causa de queda de cabelo é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata, Alopecia Totalis (perda total de cabelo na cabeça) e Alopecia Universalis (perda de todos os cabelos no corpo). A queda de cabelo também pode ser causada por dieta deficiente, estresse e reação a medicamentos, radiação ou produtos químicos.